Agricultura Biodinâmica

Nascida de um curso ministrado por Rudolf Steiner a agrônomos e agricultores em 1924, a Agricultura Biodinâmica é praticada hoje em muitos países de vários continentes.

Em sua conceituação do organismo social para o âmbito da agricultura, Steiner incluiu inevitavelmente suas concepções sócio-econômicas, já que a comunidade agrícola constitui um microcosmo social em si. De fato, no contexto da agricultura natural e orgânica essa prática agrícola constitui uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos agronômicos que visam ao equilíbrio ecológico. Neste sentido, pressupõe a integração do homem na natureza, que se estende até o macrocosmo e as influências deste sobre a vida terrestre.

Hoje a Agricultura Biodinâmica detém, em todo o mundo, o reconhecimento de órgãos regionais e internacionais como preservadora do ambiente e da saúde humana. As instituições que a representam são, muitas vezes, certificadoras oficiais de produtos agrícolas ecologicamente cultivados.

Os livros aqui editados — sejam de Steiner ou de outros autores — contêm essas indicações para novos manejos agrícolas, no sentido de uma verdadeira integração entre a natureza e o homem.

Veja os Livros

Página inicial   |   Página Anterior